quinta-feira, agosto 20, 2009

Você sabe a diferença entre Twitter, Facebook e Orkut?

Redes sociais
Você sabe a diferença entre Twitter, Facebook e Orkut? Confira!Por Emilia Ferraz • 10/08/2009


Você ainda é daqueles que acham que Twitter e Facebook ou Orkut são a mesma coisa? Há alguns meses eu pensava desse jeito. Achava que existiam redes sociais o suficiente e que Twitter era mais uma nessa multidão.


A necessidade de promover meu projeto sobre dança (theballetbag.com) me levou a ingressar no Twitter e logo descobri que não havia melhor espaço na internet para interagir com outros baletomanos sobre o que está acontecendo no mundo da dança. Podemos enviar tweets com links para notícias, vídeos interessantes que aparecem no Youtube, fazer perguntas, iniciar debates. Nossos seguidores interagem respondendo, comentando e passando a informação adiante.


É interessante observar que a atividade e o troca-troca de dados no universo do Twitter é bem mais instantânea do que a interação em redes sociais como Facebook/Orkut porque as pessoas tendem a acessar estes e digerir a informação que por lá aparece menos frequentemente.



Talvez por causa da popularidade do Twitter, redes sociais como Facebook estão procurando melhorar sua interface

Os usuários que não conhecem bem o potencial do Twitter ou aqueles que nada precisam promover, pensam que este funciona como um Facebook em versão reduzida. Ou seja: um espaço para se conectar com conhecidos e enviar atualizações/tweets cada vez que algo de novo e interessante (uma liquidação na sua loja predileta) ou não (o café com pão de queijo que você acabou de tomar) - acontece durante o dia. Talvez tenha sido essa a ideia inicial de seus fundadores, mas o Twitter acabou evoluindo organicamente para se tornar um poderoso instrumento de marketing.


Embora tanto Twitter como Facebook/Orkut tenham em comum a função de "status updates", suas funções são bastante diferentes, sendo o "tweet" uma maneira mais imediata de difundir informações para pessoas que não se conhecem mas que possuem interesses em comum. Basta dizer que foi através de tweets que milhares de usuários da internet (eu, por exemplo) souberam do falecimento de Michael Jackson.


Talvez por causa da popularidade do Twitter, redes sociais como Facebook estão procurando melhorar sua interface, facilitando a presença de companhias que têm algum tipo de serviço a oferecer ou uma marca para promover (através de páginas das quais o usuário pode se tornar fã). Mas as funções primárias dessas redes sociais são de conectar conhecidos e muitos usuários continuarão a utilizar as redes para este fim. Twitter, por outro lado, é melhor definido como um serviço de "microblogging", o que o torna mais útil para aqueles que querem disseminar ideias, trocar informações e notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário