sábado, agosto 22, 2009

Pós-operatório cirúrgico é muito importante, sabia?

Ele começa logo após a cirurgia e tem orientações específicas. E seguir à risca faz com que os resultados sejam satisfatórios. Por Ewaldo Bolivar



O pós-operatório começa logo quando o procedimento cirúrgico termina, e para cada cirurgia há orientações específicas. Exemplo: se uma paciente faz plástica na barriga, deverá ser orientada que, nos primeiros dias, sua cama tem de manter uma curvatura para que não ocorra tensão na parede do abdome. Como conseguir isto em casa? Usando almofadas e travesseiros para manter as pernas flexionadas e o tórax um pouco elevado.

Quando a paciente faz uma plástica de face, deverá manter a cabeça sempre elevada para evitar o edema facial, em especial na hora de dormir. Quando está com a cabeça elevada, a pessoa consegue drenar melhor os edemas faciais. Isto serve tanto para face lifting como para cirurgias das pálpebras e do nariz.



Já numa lipoaspiração, a paciente deverá ser orientada do tipo de cinta e o tipo dos movimentos que poderão ser feitos. Na plástica de mama a paciente deverá usar um soutien especial para evitar hematomas ou edemas desagradáveis. Lembrando também que todas as pacientes deverão caminhar no mesmo dia do procedimento cirúrgico.

Esses exemplos são importantes no pós-cirúrgico, porém mais importantes ainda são as orientações médicas para evitar diversos problemas. Nós acreditamos que quem faz uma cirurgia plástica não está fazendo uma só uma cirurgia, mas sim um tratamento. O relacionamento médico-paciente no pós-operatório deve ser mantido na maioria das vezes por seis meses, inclusive para evitar as desagradáveis cicatrizes.




* Ewaldo Bolivar de Souza Pinto - Cirurgião Plástico, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Site: www.desouzapinto.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário