quarta-feira, julho 29, 2009



Dica de livro para as inteligentes! por Luciana Campos


Semana passada (re)comecei a ler – pela terceira vez em dois anos, diga-se de passagem – o livro As Travessuras da Menina Má. O livro é do escritor chileno Mario Vargas Llosa e desde quando li (pela primeira vez) já entrou na lista dos livros que eu super recomendo para todas as amigas. É aquele tipo de livro TEM QUE LER, sabem?

É um romance super delicado, bonito, muitíssimo bem escrito e que tem um monte de ensinamentos sobre a vida, as pessoas, os relacionamentos e a alma humana até – basta ler nas entrelinhas.
Todas nós temos muito o que aprender com a Menina Má e com o Ricardito. Coisas que a gente deve e o que a gente não deve (nunca!) fazer.

A leitura é leve e mesmo quem não gosta de ler se encanta com o livro. Super recomendo meishmoooo!!


A Resenha

O peruano Ricardo vê realizado, ainda jovem, o sonho que sempre alimentou - o de viver em Paris. O reencontro com um amor da adolescência o trará de volta à realidade. Lily – inconformista, aventureira e pragmática – o arrastará para fora do pequeno mundo de suas ambições.
Ricardo e Lily – ela sempre mudando de nome e de marido – se reencontram várias vezes ao longo da vida, em diferentes cidades do mundo que foram cenário de momentos emblemáticos da História contemporânea. Na Paris revolucionária dos anos 60; na Londres das drogas, da cultura hippie e do amor livre dos anos 70; na Tóquio dos grandes mafiosos dos anos 80; e na Madri em transição política dos anos 90. Assim, ao mesmo tempo em que conta a história de um amor arrebatador, 'Travessuras da Menina Má' traça um quadro vigoroso das transformações sociais européias e convulsões políticas da América Latina.
Muitas das experiências de vida de Vargas Llosa aparecem aqui, através de seus personagens – os tempos de penúria em Paris, seu trabalho como tradutor, sua simpatia pela revolução cubana, e a ligação permanente com seu país de origem, o Peru.
Criando uma tensão entre o cômico e o trágico, numa narrativa ágil, vigorosa e terna, que conduz o leitor nesta dança de encontros e desencontros, Mario Vargas Llosa joga com a realidade e a ficção para contar uma história em que o amor se mostra indefinível, senhor de mil faces, como a menina deliciosa e má.

Um comentário: